sexta-feira, 30 de outubro de 2009

5 Dicas para obter tráfego no Twitter!

1

O Twitter é uma das mais poderosas ferramentas disponíveis no mercado empresarial e, se utilizado corretamente, conseguimos dar mais destaque referente a aquilo que queremos divulgar. É também uma excelente estratágia de Marketing para as organizações que buscam um diferencial e maior espaço em seu mercado de atuação.

Vale a pena reservar um Budget especial para investir em ações de mídias alternativas.

Preste atenção nas 5 dicas abaixo para obter tráfego no Twitter, ok?

1. Dê valor ao seu Twitter!

Uma das melhores maneiras para se destacar da multidão é dar valor. Isso significa dar informações valiosas, informações úteis, e deixe a sua personalidade mostrar o que você diz.
Valor pode ser em forma de “Informações” ou Links Rápidos de informação que as pessoas consideram benéfico.

2. Interaja com as Pessoas da Sua Rede!

Lembre-se, Twitter é uma rede social e, se você não estiver interagindo com seus seguidores, se você deixa suas contas inativas por muito tempo, as pessoas não darão muita importância quando você promover conteúdo.
Uma maneira muito bacana de interagir é fazer perguntas a outras pessoas e encorajá-los a fazerem perguntas a você.
Dessa maneira, você se torna conhecido como um conhecedor de determinado assunto e isto pode aumentar a sua credibilidade quando você enviar conteúdo a seus seguidores.

3. Proteja sua Reputação!

Dica essencial. Quando você está no Twitter, seja você mesmo e estará fazendo seu Branding. Firmando sua marca na rede, com certeza será sempre lembrado sobre aquele assunto que você domina.

Cuidado para não perder o foco! Isso é muito importante para quem ainda está em "fase de contrução" de uma reputação na rede. Para proteger seus interesses comerciais e sua reputação, é melhor não se envolver com assuntos publicos e polêmicos.

4. Seja Consistente com seus Tweets!

Embora existam muitas maneiras para automatizar a sua presença no Twitter, o melhor é a retirada de pelo menos 30 minutos todos os dias para responder perguntas e interagir com pessoas no Twitter. Caso você não tenha tempo para interagir, contrate uma empresa especializada nesse tipo de ação (R|M Comunicação e Marketing).

Um dos maiores segredos para as empresas utilizar o Twitter eficazmente é a consistência, a qualidade e o conteúdo divulgado. E agindo com base nesses conceitos, construimos e conquistamos a credibilidade e a confiança com nosso seguidores.

5. Post Links úteis, não apenas links de Vendas

Uma das coisas que mais vemos é que a maioria das empresas sempre coloca links promocionais tentando vender alguma coisa. Seja generoso e envie links para recursos úteis, informações relativas ao seu segmento, mesmo que não seja a sua informação de fato.

Estas são apenas algumas dicas rápidas, certifique-se que você esteja aplicando pelo menos duas das dicas apresentadas acima e tenha o Twitter como uma importante ferramenta de apoio para a sua marca.

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

Referência: http://www.brunodesouza.com/marketing-digital/dicas-twitter

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Como líder, você sempre terá você mesmo!

5

Boa tarde a todos,

É muito comum nos dias de hoje, até pela velocidade da informação, nos depararmos sempre com algo novo e desafiador. Não importa a sua área de atuação ou segmento da empresa em que você trabalha, sempre terá que estar um passo a frente de tudo e de todos.

E no meio deste tão longo, novo e desafiador caminho que seguimos, sempre existirão conflitos e pessoas contra os seus objetivos. Não deixe que isso te desanime ou interfira no seu modo de agir e pensar. Sirva as pessoas, sirva a sua equipe, atue com persistência e conhecimento, busque sempre o diferencial e explore isso, ATUE COMO UM VERDADEIRO LÍDER!

Lembre-se que nessa mesma trilha, você encontrará pessoas que serão o alicerce para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. É nelas que você deverá buscar inspiração para seguir em frente e batalhar cada dia mais e mais na busca pelo seu objetivo.

Estipule metas e faça acontecer, pois você terá SEMPRE você mesmo e mais ninguém no caminho do seu sucesso!

Pense nisso.

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diferença entre TRADE DOWN e TRADE-OFF, alguém sabe?

1

Bom dia a todos,

Recentemente acessei o Blog de Cacá Azavedo e vi esse post muito interessante que gostaria de compartilhar com vocês.

Para quem não sabe a diferença TRADE DOWN e TRADE-OFF, vamos lá:

Trade down é quando você dá o seu usado como parte do pagamento de um novo. Ou seja, você já fez ou fará trade down sempre que trocar de carro.

Trade-off é quando você abre mão de algo na troca por algo mais novo ou mais “desejado”. Ou seja, a troca de um automóvel completo 2001 por um 2010 0km básico é trade-off.

Isso significa o seguinte: o cliente não vai sair perdendo nunca!

Hoje, o mais do que nunca “papo de vendedor” não funciona mais. Até porque, caso o seu cliente perceba que poderá sair perdendo alguma coisa em uma transação, ele pula fora.

Portanto, ao contrário do que muitos (e muitos mesmo) acreditam, o Consumidor está mais inteligente e, de uma maneira geral, estão dispostos a pagar MAIS em troca de mais qualidade. Obviamente, isso é questão de percepção. Eles talvez não paguem a mais pela garantia estendida, mas se souberem que seu produto dura várias vezes mais que a garantia, eles não precisarão dela.

E quando o problema aparecer, eles estarão muito mais dispostos a consertar do que trocar de marca.

Vale mais um BOM produto consertado do que um MAU produto novo!

Referência: http://cacaazevedo.blogspot.com/2009/10/5-tendencias-do-varejo-para-2010.html

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os Políticos e o lado negro das mídias sociais no Brasil

0

Ontem ouvi o PodCast sobre “A Mudança do Google“ do site do nosso amigo @DocLuz. Ao final, chegou-se ao questionamento sobre o que os políticos brasileiros esperam das mídias sociais nas suas campanhas para alcançar o poder.

Se formos levar em conta que os políticos não sabem em qual território estão pisando e que eles estão achando que a internet é um mar de rosas devido ao sucesso inquestionável da campanha de Barack Obama com o seu slogan “Yes, We can”, acredito que chegou a hora de abrirmos os olhos para ver o que nos espera daqui a alguns meses.

Os brasileiros criticam, e MUITO, a maioria dos políticos e com certeza as mídias sociais formam um verdadeiro arsenal pronto para entrar em ação contra eles e é ai que está o X da questão. Imaginem comigo:

Os políticos esperam usufruir da internet para divulgar o seu trabalho por meio de fotos, vídeos, além de se aproximar do seu eleitor e por conseqüência óbvia, ganhar votos, certo?

Pronto, agora eis que entra o lado negro da mídia social no Brasil.

Enquanto você tem de um lado o político divulgando o seu trabalho, do outro, que nesse caso estou chamando de lado negro, você tem o brasileiro que irá satirizar, ridicularizar, criticar toda a campanha eleitoral além de comentar sobre todos os erros, corrupções e deslizes pessoais ou não, que o candidato tenha cometido durante a sua carreira.

Observe que, enquanto o político brasileiro espera conseguir votos na Internet, na realidade, ele estará se expondo muito mais do que já era exposto em campanha tradicional, pois estará aberto a todos os tipos de críticas, que provavelmente receberá, construtivas ou não.

Até que ponto o político brasileiro encontra-se preparado para a reação do povo e para ouvir o que nós temos a falar sobre ele? Será importante para responder a todos os questionamentos em nome do candidato que o profissional de mídias sociais e a empresa responsável pelo posicionamento político do candidato tenham conhecimentos aprofundados dos meios políticos e posicionamentos adotados pelo candidato ao longo da sua carreira política?

Realmente são questionamentos que me fizeram pensar muito a respeito, e constatar que nem toda empresa/agência digital estará apta para demonstrar ao político essa realidade com tamanha clareza, assim como também a expor que um simples deslize na campanha pode representar um fracasso por toda vida devido a facilidade de divulgação na internet, já que nesse meio, diferente de outros, o político não pode manipular a mídia, precisando mais do que tudo, se adequar ao que o povo fala sobre ele.

Realmente seria um novo posicionamento do político, no qual ele teria que ouvir o povo e convencê-lo de que ele merece o seu voto.

A responsabilidade do profissional de mídias sociais pode levar o político do céu a inferno em questões de segundos e destruir com ele a carreira do candidato assim como a empresa/partido pelo o qual ele trabalha.

Ainda temos muito caminho para percorrer, a estrada é longa, e os problemas já começam a surgir. Sábio será aquele que conseguir se antecipar a todos eles.

Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Jacqueline Ferreira e Michel Fonseca
Link de referência: Os Políticos e o lado negro das mídias sociais no Brasil

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Seminário Info debate Marketing de Busca

0

Acontecerá dia 16 de novembro, no hotel Blue Tree Towers Morumbi em São Paulo, mais uma edição do Seminários Info .

Se no último evento, realizado em setembro, o tema era “As relações entre Twitter, Orkut e Flickr e as empresas”, o assunto dessa vez será “O Poder do Marketing de Buscas”.

Felix Gimenez, diretor de comunicação do Google no Brasil, Renato de Paulo, diretor da agência Ogilvy One, Helisson Lemos, diretor de marketing do Mercado Livre, entre outros, falarão sobre os atalhos do SEO e do SEM para aprimorar o posicionamento de uma marca nos mecanismos de buscas, um aspecto bastante facilitador para o aumento de sua exposição online.

Serão apresentados desafios a serem enfrentados e oportunidades que as estratégias de marketing de busca podem trazer para uma empresa, além de cases de sucesso nas respectivas áreas.

Para participar entre em contato pelos seguintes canais: (11) 3882.0008 ou info@sirin.com.br . A inscrição custa R$750,00, com material de apoio incluso. Para maiores informações, acesse http://info.abril.com.br/seminariosinfo

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

Comunicação Interna e Integrada

0

Quando falamos em comunicação interna, o primeiro passo da atividade é entender, de fato, o que é e envolve esse tipo de ação.

Comunicação Interna é um sistema de mão dupla (onde há a troca de informação), estruturado, dinâmico e proativo. É o meio para que a organização possa compartilhar seus interesses e também as principais informações que o colaborador precisa saber.

E é este relacionamento, entre organização e seus colaboradores, que faz com que a integração ganhe força e funções estratégicas.

Quando trabalhamos com CO/ Interna, é necessário que se observe todos os lados pois, dessa maneira, construíremos uma relação diferenciada com todos os funcionários.

É a chamada relação de confiança, expressão e sentido!

Respeitar as diferenças é essencial para a organização. Anteriormente as empresas buscavam colaboradores parecidos e que partilhassem das mesmas experiências de vida. Hoje já não funciona bem assim, a diversidade está presente nas empresas e faz a diferença em momentos importantes. O diferente vale a pena!

Invista na Comunicação Interna e promova a integração que "dá certo!"

Pense nisso!

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

domingo, 25 de outubro de 2009

Planejamento sem Ação? É só lembrete!

0

Boa noite a todos,

Espero que tenham tido um ótimo final de semana...

No post deste domingo, sem me estender muito, falarei sobre a importância da Ação no Planejamento.

Normalmente passamos boa parte do nosso dia planejando algo, ajustando o tempo e organizando as nossas tarefas, correto? Neste caso o mais importante é a Ação daquilo que planejamos, administrando o tempo e realizando diferentes tarefas. Não importa se é curto, médio ou longo prazo.

Para você que tem uma agenda, uma planilha ou uma lista com várias marcações de coisas pendentes, planeje o seu dia e mantenha a atenção em suas ações. Por mais que o nosso planejamento esteja "escrito" ou visível em algum lugar, se não agirmos, será somente mais um lembrete!

Sei o quanto é difícil conciliarmos o nosso tempo com tudo aquilo que planejamos, mas o poder da ação precisa prevalecer!


Boa semana para todos em lembrem-se: Planejamento sem Ação? É só lembrete!

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jogo de cintura...

0

Bom dia a todos!

Em um post recente - http://rmcomunicacaoemkt.blogspot.com/2009/10/nao-deixem-burocratizar-criatividade.html - falei sobre a importância da criatividade.

Hoje, falarei sobre jogo de cintura, um complemento para todos os criativos!

Independente de sua área de atuação, sempre passamos por um tipo de "provação" frente aos nossos problemas, seja com o nosso cliente, seja na organização, no planejamento etc. E, naturalmente, estes mesmos problemas causam um certo desgaste entre as partes envolvidas e por consequência, aquele que não tiver ou não souber utilizar o seu jogo de cintura, acaba se apegando sempre "aos seus direitos" ou "ao que foi contratado".

Se existe uma coisa que devemos aprender em nossa vida é a ter "cintura"!

Por esse motivo, devemos sempre nos propor novos desafios, pensar "ao contrário" dos demais é estar um passo a frente. Essa é a antítese do comodismo.

Nem sempre podemos fugir às regras e a disciplina é necessária. Afinal, não podemos abrir mão do bom senso, correto?

A mensagem que quero passar é que precisamos nos "desobrigar" a fazer as coisas apenas obedecendo ordens, sem pensar na origem dessas ordens. Dessa maneira, respeitamos nossa própria inteligência.

"Quando a burocracia assume o comando, a criatividade perde a sua função!"

Grande abraço a todos e uma ótima sexta-feira...

Rodrigo Stoqui

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Conhecer e tratar com pessoas precisa habilidade, não é para qualquer um!

2

Boa noite a todos, tudo bem?

Gostaria MUITO de compartilhar o texto abaixo com todos vocês. Leiam com atenção!

Texto - Max Gehringer

Durante minha vida profissional, eu topei com algumas figuras cujo sucesso surpreende muita gente.

Figuras sem um vistoso currículo acadêmico, sem um grande diferencial técnico, sem muito networking ou marketing pessoal. Figuras como o Raul.

Eu conheço o Raul desde os tempos da faculdade. Na época, nós tínhamos um colega de classe, o Pena, que era um gênio. Na hora de fazer um trabalho em grupo, todos nós queríamos cair no grupo do Pena, porque o Pena fazia tudo sozinho. Ele escolhia o tema, pesquisava os livros, redigia muito bem e ainda desenhava a capa do trabalho - com tinta nanquim. Já o Raul, nem dava palpite. Ficava ali num canto, dizendo que seu papel no grupo era um só, apoiar o Pena. Qualquer coisa que o Pena precisasse, o Raul já estava providenciando, antes que o Pena concluísse a frase.

Deu no que deu. O Pena se formou em primeiro lugar na nossa turma. E o resto de nós passou meio na carona do Pena - que, além de nos dar uma colher de chá nos trabalhos, ainda permitia que a gente colasse dele nas provas.

No dia da formatura, o diretor da escola chamou o Pena de "paradigma do estudante que enobrece esta instituição de ensino". E o Raul ali, na terceira fila, só aplaudindo.

Dez anos depois, o Pena era a estrela da área de planejamento de uma multinacional. Brilhante como sempre, ele fazia admiráveis projeções estratégicas de cinco e dez anos.

E quem era o chefe do Pena? O Raul.

E como é que o Raul tinha conseguido chegar àquela posição?

Ninguém na empresa sabia explicar direito. O Raul vivia repetindo que tinha subordinados melhores do que ele, e ninguém ali parecia discordar de tal afirmação. Além disso, o Raul continuava a fazer o que fazia na escola, ele apoiava.

Alguém tinha um problema? Era só falar com o Raul que o Raul dava um jeito.

Meu último contato com o Raul foi há um ano. Ele havia sido transferido para Miami, onde fica a sede da empresa. Quando conversou comigo, o Raul disse que havia ficado surpreso com o convite. Porque, ali na matriz, o mais burrinho já tinha sido astronauta.

E eu perguntei ao Raul qual era a função dele. Pergunta inócua, porque eu já sabia a resposta. O Raul apoiava. Direcionava daqui, facilitava dali, essas coisas que, na teoria, ninguém precisaria mandar um brasileiro até Miami para fazer. Foi quando, num evento em São Paulo , eu conheci o Vice-presidente de recursos humanos da empresa do Raul.

E ele me contou que o Raul tinha uma habilidade de valor inestimável:... ele entendia de gente. Entendia tanto que não se preocupava em ficar à sombra dos próprios subordinados para fazer com que eles se sentissem melhor, e fossem mais produtivos.

E, para me explicar o Raul, o vice-presidente citou Samuel Butler, que eu não sei ao certo quem foi, mas que tem uma frase ótima: "Qualquer tolo pode pintar um quadro, mas só um gênio consegue vendê-lo".

Essa era a habilidade aparentemente simples que o Raul tinha, de facilitar as relações entre as pessoas. Perto do Raul, todo comprador normal se sentia um expert, e todo pintor comum, um gênio. Essa era a principal competência dele.

"Há grandes Homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas, o verdadeiro Grande Homem é aquele que faz com que todos se sintam Grandes"

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Não deixem burocratizar a criatividade!

0

Boa noite a todos,

Na postagem de hoje falarei sobre a Criatividade e os burocratas da profissão...

Não é de hoje que a criatividade, tão bem-vinda em qualquer que seja a profissão ou a área de atuação, tem sido muito prejudicada por uma série de burocracias.

Atitudes como essa atrapalham o avanço de novas idéias, o desenvolvimento de profissionais antenados e o desempenho da comunicação com os públicos mais importantes da organização (stakeholders).

É muito comum ouvirmos palavras, relacionadas a área, como: documentos, processos, planejamentos, estratégias e, entre todas essas palavras citadas acima, nenhuma está livre da burocratização. Mas o mais importante é NÃO deixarmos que a nossa criatividade seja questionada ou, simplesmente, consumida pelo Mundo Corporativo.

Por definição - "criatividade é o processo de tornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade, buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados" (Torrance, 1965)

O Mundo (não só o Corporativo), não dispensa uma burocracia, por menor que ela seja. Mas também valoriza, e MUITO, a CRIATIVIDADE!

Sem mais delongas, como já dizia minha orientadora do TCC, "pense fora da caixa", inove, seja criativo e faça a diferença (e diferente)! Você e sua profissão merecem...

Grande abraço,

Rodrigo Stoqui

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CHMKT está com novo Blog em ingês!

0

Bom dia a todos,

Gostaria de compartilhar com vocês o novo site em inglês do CHMKT: http://www.brazilianplanner.com/

Isso sim que é estar um passo a frente...

Parabéns a todos do CHMKT!

Grande abraço,

Rodrigo Stoqui

Administração de tempo - A Tríade do Tempo

0

Boa noite a todos!

Espero que todos tenham tido uma semana bem tranquila e organizada, porque eu, tive que "correr" muuuuuito!

Como em nossa área Networking é bem quisto, hoje recebi o texto abaixo do Christiano da CRIAX e gostaria muito de compartilhar a informação com vocês...

Você gostaria de gerenciar melhor seu tempo? De ter tempo para tudo aquilo que deseja e precisa fazer? De reduzir seu estresse? De fazer mais esportes, ter mais amigos e mais realizações? Todos queremos. Já se tornou comum no mundo inteiro as pessoas reclamarem da falta de tempo, de estarem sempre estressadas e atrasadas. Por isso o tema de administração de tempo atrai tantas atenções. A parte mais difícil para qualquer metodologia que se proponha a encarar esse problema é transformar a teoria em prática. Ou seja, fazer do tempo um recurso realmente administrável, capaz de proporcionar mais felicidade, saúde, lazer e dinheiro. Será que é possível administrar o tempo?Existe um exercício excelente para quem gostaria de administrar o tempo. Vamos experimentar? Olhe para seu relógio. Que horas são? Agora cruze os dedos da mão direita e os dedos do pé esquerdo. Bata 3 vezes com o pé direito no chão. Olhe novamente para o seu relógio. Que horas são agora? A hora atual é igual a primeira hora que você olhou para o relógio (incluindo minutos e segundos)? Claro que não! O tempo não pára! Não podemos administrar o tempo!

O único ser capaz de controlar o tempo, até onde eu sei, é Deus! Para todos os demais, o tempo não pára e anda sempre à razão de sessenta segundos por minuto, sessenta minutos por hora, 24 horas por dia.Por isso não gosto de usar o termo administração de tempo. Não posso ensinar ninguém a administrar o que não pode ser alterado. A única coisa possível de se administrar são as ações e os eventos que acontecem no tempo — reuniões e outras tarefas profissionais, festas, viagens, lazer, paixões, leituras e uma série de outras situações e tarefas. Lembre-se: todos têm a mesma quantidade de tempo para usar. Ele é igual para mim, para você e para qualquer pessoa no mundo. Por isso prefiro trocar o termo administração do tempo por administração pessoal, porque você pode controlar a si mesmo, certo?

Administração pessoal é algo mais complexo que uma série de dicas, listas de tarefas, agendas, pastas, cadernos e softwares. Não somos uma sociedade de robôs. Vivemos em busca de algo mais: de um sonho, de um objetivo, uma paixão, uma visão, um ideal. Administração pessoal é viver de forma a conseguir realizar esse “algo a mais”, e para isso precisamos ter tempo.

Obrigado, espero que o texto ajude vocês e muito sucesso para todos nós!

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Nova" ferramenta de midia social!

0

Por meio de indicação de um grande amigo, conheci este feriado uma nova ferramenta de comunicação social, ou melhor, mídias sociais...

Já ouviram falar no NING? Não? Nem eu!...estou conhecendo agora...

"Ning é uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie uma rede social e desenvolva-a de acordo com as suas ideias, necessidades e ambições.

Como todas as outras redes sociais, qualquer rede que é criada no Ning permite criar perfis, trocar mensagens, videos, fotos, deixar mensagens nos perfis dos amigos, etc." - referência: http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/74733.html

Vou estudar mais antes de deixar uma opinião formal sobre a ferramenta mas, de qualquer forma, já compartilho com todos vocês para que novas pessoas conheçam o NING e façam um ótimo proveito de suas redes para novas oportunidades de novos negócios.

Acesse:http://www.ning.com/ e conheça!

Sucesso e uma ótima semana para todos!

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aproveitar o momento...já dizia um grande amigo meu...

0

A capacidade de colocar as ideias em prática nunca foi tão valorizada pelo mercado. É hora de arregaçar as mangas e aproveitar o momento.

Desenvolva seu potencial empreendedor! - Matéria MUITO interessante que li no site da Você S.A - acesse: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/desenvolva-seu-potencial-empreendedor-504688.shtml

Boa leitura, ótimo feriado a todos e na semana que vem postamos novos conteúdos, ok?

Trabalhador com muito orgulho mas, como bom brasileiro que sou, não dispenso os meus feriados...

= )

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O que é Hub Social ?

0

Para todos aqueles que se interessam por midias sociais, segue matéria interessante e muito ATUAL sobre HUB SOCIAL.

Confira a matéria na íntegra em: http://peixefresco.net/2009/whadahell-e-social-media/o-que-e-hub-social/

A matéria fala sobre o hub social na teoria das redes, fala também sobre o hub social como formador de opinião e muito mais...

Com certeza vale a pena conferir!

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

terça-feira, 6 de outubro de 2009

DICA aos novos líderes!

0

Bom dia a todos,

No post de hoje vou deixar uma dica para os "novos" líderes...

Ao assumir uma nova responsabilidade, um novo cargo, uma nova equipe...pergunte ao seu superior o que ele espera de você!

Muitas vezes, ao assumir um novo cargo na empresa, as pessoas se esquecem de que estão assumindo, ao mesmo tempo, não só uma nova posição, mas o lugar de alguém que deixou a empresa ou então uma função que antes não existia.

Por esse motivo, a primeira pergunta que deve ser feita ao receber o convite para uma promoção é: "O que você espera de mim nessa nova função?"

Já cometi o erro de não perguntar e a experiência foi grande mas, em paralelo, muito complicada porque nem sempre sabia se estava ou não tomando a atitude correta. E assumo, a maioria das vezes estava errado.

Porém, quando digo que estava errado, não é pelas decisões ou atitudes que tomei para "chegar lá", mas sim porque não sabia o que estavam esperando de mim nessa hora!

Lembre-se, as pessoas sempre esperam o algo mais de você...para chegar lá, pergunte como?

Boa leitura!

Matéria relacionada: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/virou-chefe-saiba-fazer-497352.shtml

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Faça, invente, crie um brainstorm diferente!

0

Bom dia a todos!

Espero que tenham passado bem o final de semana...

No post de hoje, para começar bem a semana, falaremos sobre a importância do brainstorm e o que este pode trazer de diferente para a organização.

Por definição - "Dentre diversos outros métodos, a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante."

E esse deve ser o objetivo, LEVAR O PROJETO ADIANTE!

Em muitos casos, algumas pessoas pensam que fazer um brainstorm "toma" o tempo de trabalho, que não é necessário, que é um tempo perdido e por aí vai. Mas se você também pensa assim, está como a maioria e não consegue se diferenciar em muitas coisas que poderiam ampliar o seu negócio, trazer novas oportunidades e a conquista de novos mercados.

Por esse motivo faça, invente, crie um brainstorm diferente!

Confira uma matéria da Revista Exame|PME que fala exatamente sobre o assunto: http://portalexame.abril.com.br/revista/pme/edicoes/0020/der-veneta-494634.html

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Urgente X Importante

0

Bom dia a todos!

Peço desculpas pela falta no post de ontem...as coisas estão BEM corridas ultimamente!

Mas, para começar o dia, nada como uma boa sexta-feira, começar a reorganizar algumas coisas que sempre estão pendentes e, por falta de tempo, não conseguimos nos organizar.

Por isso, falaremos hoje sobre a diferença entre URGENTE e IMPORTANTE.

Importante são as atividades que geram novas realizações e trazem resultados positivos e esperados X Urgente é tudo aquilo que aparece de "última hora" e causa estresse.

Esse é o grande desafio do mercado, saber dividir as tarefas e ter organização pessoal. Até porque as organizações exigem cada vez mais de seus colaboradores e as demandas "importantes" acabam tornando-se "urgentes" pela falta de tempo e pelo excesso de demanda no trabalho.

Cabe a nós nos organizarmos e identificarmos os problemas para que a urgências diminuam e aumentem as tarefas importantes, assim, no ambiente de trabalho principalmente, conseguimos "transformar" o estresse pessoal em realização profissional.

Sei que é difícil, mas sempre há um começo...

Dica: Saiba questionar!!! (Isso aprendi com um amigo meu...)

Boa sorte na divisão de suas tarefas e, qualquer dúvida, entre em contato: rstoqui@gmail.com

Boa leitura!

Grande abraço e bom final de semana a todos,
Rodrigo Stoqui