terça-feira, 27 de outubro de 2009

Os Políticos e o lado negro das mídias sociais no Brasil

0

Ontem ouvi o PodCast sobre “A Mudança do Google“ do site do nosso amigo @DocLuz. Ao final, chegou-se ao questionamento sobre o que os políticos brasileiros esperam das mídias sociais nas suas campanhas para alcançar o poder.

Se formos levar em conta que os políticos não sabem em qual território estão pisando e que eles estão achando que a internet é um mar de rosas devido ao sucesso inquestionável da campanha de Barack Obama com o seu slogan “Yes, We can”, acredito que chegou a hora de abrirmos os olhos para ver o que nos espera daqui a alguns meses.

Os brasileiros criticam, e MUITO, a maioria dos políticos e com certeza as mídias sociais formam um verdadeiro arsenal pronto para entrar em ação contra eles e é ai que está o X da questão. Imaginem comigo:

Os políticos esperam usufruir da internet para divulgar o seu trabalho por meio de fotos, vídeos, além de se aproximar do seu eleitor e por conseqüência óbvia, ganhar votos, certo?

Pronto, agora eis que entra o lado negro da mídia social no Brasil.

Enquanto você tem de um lado o político divulgando o seu trabalho, do outro, que nesse caso estou chamando de lado negro, você tem o brasileiro que irá satirizar, ridicularizar, criticar toda a campanha eleitoral além de comentar sobre todos os erros, corrupções e deslizes pessoais ou não, que o candidato tenha cometido durante a sua carreira.

Observe que, enquanto o político brasileiro espera conseguir votos na Internet, na realidade, ele estará se expondo muito mais do que já era exposto em campanha tradicional, pois estará aberto a todos os tipos de críticas, que provavelmente receberá, construtivas ou não.

Até que ponto o político brasileiro encontra-se preparado para a reação do povo e para ouvir o que nós temos a falar sobre ele? Será importante para responder a todos os questionamentos em nome do candidato que o profissional de mídias sociais e a empresa responsável pelo posicionamento político do candidato tenham conhecimentos aprofundados dos meios políticos e posicionamentos adotados pelo candidato ao longo da sua carreira política?

Realmente são questionamentos que me fizeram pensar muito a respeito, e constatar que nem toda empresa/agência digital estará apta para demonstrar ao político essa realidade com tamanha clareza, assim como também a expor que um simples deslize na campanha pode representar um fracasso por toda vida devido a facilidade de divulgação na internet, já que nesse meio, diferente de outros, o político não pode manipular a mídia, precisando mais do que tudo, se adequar ao que o povo fala sobre ele.

Realmente seria um novo posicionamento do político, no qual ele teria que ouvir o povo e convencê-lo de que ele merece o seu voto.

A responsabilidade do profissional de mídias sociais pode levar o político do céu a inferno em questões de segundos e destruir com ele a carreira do candidato assim como a empresa/partido pelo o qual ele trabalha.

Ainda temos muito caminho para percorrer, a estrada é longa, e os problemas já começam a surgir. Sábio será aquele que conseguir se antecipar a todos eles.

Escrito por: Domicio Neto
Revisado por: Jacqueline Ferreira e Michel Fonseca
Link de referência: Os Políticos e o lado negro das mídias sociais no Brasil

0 comentários: