quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Marketing: condição básica para a inovação!

0

É por meio do marketing que uma micro ou pequena empresa detecta suas necessidades, suas tendências e também oportunidades, avaliando e planejando ações para conseguir novos clientes e manter os atuais. Este setor participa da concepção de um novo produto, seu design, sua embalagem e de todas as iniciativas comerciais decorrentes: seu preço; sua promoção (propaganda); e os canais de venda (direta, varejo, representantes/distribuidores, franquias). Faz a avaliação e mensuração da rentabilidade dos produtos e traça estratégias para manter ou aumentar as vendas da empresa, conforme a situação do produto no mercado (preço, qualidade, atendimento a normas e expectativas dos cliente).

O marketing é fundamental em qualquer empresa, pois é a janela que olha o mercado e informa ao negócio de suas necessidades e tendências, condição básica para início da implementação da inovação. Seja qual for o setor, porte, condição financeira da empresa, é absolutamente necessário conhecer o mercado em que atua e saber onde pisa. Quanto mais conhecimento do mercado o empresário tiver, maior será o relacionamento com seus clientes e o grau de acerto nas inovações que fizer.

Inovação dos métodos de marketing

A inovação em marketing ocorre por meio da implementação de mudanças significativas na concepção, no design e na embalagem do produto; na sua precificação; na sua promoção e no seu posicionamento no mercado (arcabouço dos canais de vendas e modo de apresentação do produto).

As alterações devem ser novidades dentro da empresa, ou seja, pioneiras. O objetivo é aumentar ou manter as vendas e o posicionamento da empresa no mercado, conforme a decisão estratégica, e atender as necessidades da clientela e conquistar novos clientes.

Inovações em marketing podem ser alcançadas por meio da implementação de:

a) mudanças substanciais no design e na embalagem do produto a fim de aumentar as vendas;

b) novos canais de vendas de produtos e serviços, como pela Internet ou televisão, ou métodos de apresentação de produtos (test driver, showroom, apartamentos-modelo decorados em prédio em construção);

c) novos métodos de promoção de bens ou serviços, através de um meio de comunicação não usado antes pela empresa (televisão, vídeos, internet, mala direta). O primeiro registro da marca/logotipo da empresa, sua divulgação e fixação pelo mercado constituem-se em inovação de método de marketing;

d) e novas estratégias de precificação de bens e serviços da empresa, como variação do preço em função da demanda.

Fonte: Blog Faça Diferente

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

0 comentários: