quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dez passos para o marketing sustentável!

0

Após alguns anos de construção, a sustentabilidade e o "verde" foram a temática na maior parte dos anos de 2007 e 2008. Porém, com a recente queda do mercado, o diálogo se voltou mais para manter um teto sobre a cabeça do que manter um telhado verde.

E o que uma marca sustentável deve fazer? A seguir, 10 dicas de estratégias para ser reconhecido no mercado como uma marca sustentável.

1. Em primeiro lugar, tenha orgulho da sua marca sustentável, e saiba que há um forte núcleo de pessoas por aí que ainda se preocupam com a sustentabilidade e que irá continuar a preocupar-se.

2. Se for uma marca com credibilidade em sustentabilidade, você vai se dar muito bem, e provavelmente ainda superar o mercado em geral.

3. Seja socialmente responsável. Fale sobre isso. Seja mais socialmente responsável que nunca. Fale ainda mais sobre isso.

4. Antecipe as crescentes atitudes anti-consumo e concentre-se em oferecer uma experiência de qualidade.

5. Dito isto, luxos acessíveis e prazeres “sem culpa” irão prosperar neste ambiente.

6. Você provavelmente tem menos dinheiro para gastar com marketing atualmente, mas as redes sociais são um poderoso meio de difusão.

7. Não tente conquistar pessoas com mensagens de valores malfeitos.

8. Dado que as pessoas, certamente, terão problemas para arcar com seu produto, seja generoso.

9. Compreenda as raízes profundas da sustentabilidade.

10. De fato, a atual conjuntura econômica é um resultado direto de excessos anteriores.

Estas tendências desafiam os modelos convencionais de compra em todas as etapas. Então, pergunte-se: o que você realmente pretende dar às pessoas? Elas realmente precisam disso? E, principalmente, se é possível encontrar outra forma de obtê-lo?

Desafie suas próprias práticas de sustentabilidade em todos os pontos.

Por Hilary Bromberg, romancista e ex-neurocientista cognitiva, é diretora Estratégica na egg, uma empresa de comunicação de marcas, que trabalha exclusivamente com marcas sustentáveis.

Fonte: HSM Online e BiO2

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

0 comentários: