sábado, 28 de novembro de 2009

5 dicas para administrar sua carreira como se fosse uma empresa

0

1) Faça um planejamento estratégico a cada três anos
Não há nada pior do que existir sem saber onde se quer chegar. Neste ponto, o planejamento estratégico da sua carreira fará com que você tenha metas a serem atingidas. Se possível, crie pontos de verificação a cada semestre. Esses pontos, farão com que você meça periodicamente se suas ações estão atreladas a sua estratégia.

Não custa lembrar: você não esta sozinho no mundo; desta forma, procure alinhar seu planejamento estratégico aos objetivos da sua empresa. Aposto que essa dobradinha terá um resultado sensacional.

2) Exponha seus objetivos para a empresa
De que adianta fazer um planejamento de carreira se sua empresa não tiver conhecimento? Discuta com seu superior seus objetivos e exponha suas metas. Procure obter a aceitação da empresa para eles. Desta forma, você estará administrando sua carreira sem esquecer do local onde trabalha. Isso também mostra que você tem objetivos. Acredite: as empresas preferem pessoas com metas, pois invariavelmente isso se reflete positivamente no trabalho.

3) Gerencie as mudanças
A pior mudança é aquela onde você considera apenas questões financeiras. Em caso de mudança, procure colocar na balança até que ponto essas mudanças estão atreladas a sua estratégia.

4) Vista a camisa da sua empresa e use isso ao seu favor
Em determinados momentos, dar um passo atrás na carreira pela sua empresa pode ser um diferencial para você no futuro. Porém, não esqueça de considerar os riscos e lembre-se que uma hora ou outra você terá que voltar para a estratégia definida.

5) Interprete cursos como fornecedores
Assim como em uma empresa, na sua carreira você precisa gerenciar seus fornecedores. Porém, no nosso exemplo, os fornecedores são cursos em geral. Se aperfeiçoe nos pontos necessários para que você consiga cumprir suas metas. Não faça cursos sem que eles estejam atrelados ao seu planejamento inicial. Por diversas vezes, já me deparei com pessoas muito técnicas no dia-a-dia e que fizeram cursos de gerenciamento de projetos ou afins. Por mais que um curso nunca seja “dinheiro jogado fora”, certamente ele vai lhe trazer muito mais benefícios se estiver dentro do seu planejamento.

Para mais informações consulte: Conhecimento e TI

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter:
@rodrigostoqui

0 comentários: