terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sua marca pode ser: Sucesso ou Fracasso!

2

Na semana passada tive uma aula aqui na Universidade de Chicago sobre BRANDING.

Prometo que não vou me alongar no assunto, pois acredito que muito de vocês saibam o que significa, entre outras questões que rodeiam este assunto hoje em dia.

Entretanto, gostaria de compartilhar algumas questões para refletirmos juntos, ok?

1 – Sua marca é diferente?
2 – Qual o efeito que a sua marca causa no consumidor?
3 – Qual é o tipo da sua marca: Functional, Image or Experiencial? (Pode ser as 3, ok?)
4 – O departamento de comunicação da sua empresa trabalha diariamente a marca?
5 – Vocês sabiam que nossa marca, muitas vezes, representa uma necessidade?

Bom, até podemos acrescentar mais algumas questões, mas vamos seguir em frente...

Em uma economia forte e com tantas marcas espalhadas pelos cantos do mundo, não podemos querer enganar o consumidor, que cada vez mais sabe o que quer, aonde pode conseguir e como. Sendo assim, precisamos trabalhar nossa marca diariamente, buscando a excelência todos os dias.

Por exemplo, se eu te pergunto: Eu tenho um dinheiro (de valor alto) aqui que eu não vou usar e quero dar para você comprar um computador. Qual marca seria sua escolha? Sem pensar, APPLE!

Quanto temos promoções aqui nos EUA, como o Black Friday, por exemplo, todas as lojas colocam seus preços pela metade. Eu disse todas? Ops, desculpe, a APPLE não!

Sabem porque? Nos produtos da APPLE você encontra: comodidade, interação, tecnologia, recursos, atendimento, comunicação, marketing, etc... Sendo assim, porque vou diminuir o preço do meu produto se eu ofereço muito mais do que os meus concorrentes?! E o melhor, o público sabe disso!!!

Concluindo, para não ser ainda mais extenso, trabalhe sua marca todos os dias! Ela precisa estar em constante revolução diariamente... seja a sua marca pessoal ou a marca de sua empresa!

Faça isso e jogue seu concorrente, literalmente, para escanteio!

E aí, sua marca será sucesso ou fracasso?

2 comentários:

Totty Souza disse...

Cara, seu blog fica muito melhor quando você faz posts do seu "próprio punho"!

Ótima análise da Apple!

Continue assim!

Abraço.

Du de Santi disse...

Arrasou!!!..
E tenho certeza que quando voltar vai colocar em pratica e colher somente sucesos..
Bom retorno
Bjos