Comunicação e Futebol!
1
Hoje, dia 30 de novembro, estava aqui em Chicago e fui convidado por alguns amigos espanhóis para assistir ao jogo Barcelona e Real Madrid.
Com amante e apaixonado por futebol, não pensei ½ vez em aceitar o convite e fomos para um bar típico espanhol aqui em Chicago. Lugar lotado, ambas as torcidas cantavam o hino de seus times, se provocavam, davam risada juntos e assim foi até o Barça abrir o placar antes dos 10 minutos do primeiro tempo.
Bom, estava aqui pensando qual seria o Post de hoje aqui no Blog e cheguei a uma decisão: Porque não unir dois temas dos quais gosto muito? Futebol e Comunicação!
Iniciando a analogia, observem os dois times como departamentos de comunicação de empresas distintas, ok?
Sendo assim, de cara já conseguimos distinguir da seguinte forma:
1 – O Barcelona é uma empresa com o departamento de comunicação estruturado (equipe), alinhados no discurso (passe), objetivo, organizado e direto (sabe o que fazer com a bola no pé) e o mais importante, tendo metas a cumprir (vitória)!
2 – O Real Madrid, empresa concorrente de mercado e que, apesar de anos de experiência, se comportou como uma empresa de departamento de comunicação amador. Totalmente ao contrário ao que esperamos de uma equipe em formação, como por exemplo: sem garra e força de vontade, aplicação tática zero e com o objetivo perdido em meio ao SHOW que a “equipe de comunicação” do Barça apresentava!
Poderia escrever muito mais aqui...sobre Feedback (treinadores), sobre a linha de comunicação seguida por ambas as equipes, etc. Mas de tudo o que eu vi no jogo e podendo relacionar com comunicação, chego a seguinte conclusão...
Faça com que seus comandados e seu departamento de comunicação atuem como a “empresa” Barcelona, estando cada vez mais fortes, envolventes e diretos, sendo capazes de deixar seu público satisfeito e seus competidores sem reação!