terça-feira, 6 de julho de 2010

Por que o coworking faz sentido para pequenas empresas? #130

2

Pessoal, boa tarde!

Tudo bem?

Segue abaixo conteúdo muito interessante postado no Blog do Pto de Contato - um excelente espaço de coworking! (Experiência própria, o local realmente é diferenciado e pode beneficiar amplamente o seu projeto).

Boa leitura! E quem puder conhecer o local, aproveite!

Ser dono de uma pequena empresa sempre significa que você vai gastar parte do seu tempo em projetos que fogem do seu talento.

Enquanto um empreendedor deveria focar em entender os aspectos do seu negócio, ele acaba gastando muito tempo em questões que não fazem parte de seu foco e isso acaba atrapalhando o crescimento da empresa.

Com a formação de uma comunidade de empreendedores com questões similares, estas dificuldades podem ser minimizadas através da colaboração.

Falicitar a colaboração é o futuro do coworking!

Para os ainda não-familiarizados com o conceito, coworking é a junção de vários profissionais e diversos tipos de negócios em um único ambiente.

Ter um escritório próprio não é uma despesa justificável para pequenas empresas ou empresas que estão nascendo. Os espaços de coworking permitem a este tipo de empresa se beneficiar das vantagens de um espaço de trabalho sem precisar arcar com todos os investimentos de uma infraestrutura própria.

Ao agregar negócios com diferentes focos, os espaços de coworking criam comunidades que geram parcerias, seja em projetos coletivos ou simplesmente criando um comunidade com poder de barganha pela força do número de pessoas reunidas por objetivos comuns.

Colaboração
Em uma comunidade de coworking, contadores podem conhecer publicitários para ajudar na divulgação de seus serviços, programadores para construir seus sites e advogados para cuidarem da parte jurídica.

Profissionais podem trocar seu expertise por serviços especializados de outras áreas. Negócios de diversos segmentos podem se juntar, formando pequenos grupos de ajuda e troca de experiências para resolver problemas de cada participante do grupo. Ao invés de contratar empresas ou consultorias para resolução de problemas pontuais, empreendedores podem encontrar ajudas dentro do espaço de coworking.

E, claro, conhecer pessoas do seu segmento é sempre valioso. Além das oportunidades que surgem através do networking, a tendência é de que as comunidades de coworking comecem a selecionar seus membros mais experientes para atuar como mentores dos outros membros de cada área de atuação.

Mobilidade
Uma das razões de as pessoas resistirem a ter um local fixo de trabalho é o desejo de ter sempre a liberdade de ir e vir, sem criar raízes em um escritório. Com a ideia de montar redes de franquias de espaços de coworking, os profissionais poderão trabalhar em espaços de coworking independente da cidade, estado ou país em que estejam.

Fonte: Pto de contato

2 comentários:

Du de Santi disse...

Muito Bom..

Karen disse...

Para pequenos empreendedores o coworking acaba fazendo todo sentido pois de um modo geral possibilita uma ampliação de networking incrível, fator que é super importante no mundo dos negócios! Eu faço parte de uma comunidade de coworking super interessante e inteligente www.clubwork.com.br com unidades bem localizadas em pontos privilegiados da capital, contratos flexíveis e serviços ótimos, eles contam com a presença de pessoas super agradáveis de se conviver que formam uma verdadeira comunidade que não compartilham apenas um espaço para trabalhar, mais uma mesma sinergia!!!