sexta-feira, 11 de junho de 2010

Retorno financeiro do investimento em mídias sociais - #125

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Fonte do post abaixo: MagoWeb

O estudo não é novo – data de julho de 2009. O Engagement dB é resultado da pesquisa feita pela Wetpaint e Altimeter Group com as 100 maiores marcas do mundo. O desafio foi pesquisar o retorno financeiro do investimento em mídias sociais, relacionando o resultado trazido por cada canal. Conclusão: as empresas mais engajadas em mídias sociais são aquelas que têm mais sucesso financeiro. Sim, a relação é direta. Lembre que engajamento é diferente de presença: socialização significa diálogo, interação e transparência. Ou seja, o estudo indica que o investimento feito pelas empresas em diálogo tem retorno garantido.





O relatório tem três descobertas importantes: o engajamento pode ser medido, as empresas podem ser perfiladas de acordo com a sua presença e o nível de engajamento resulta em retorno. As quatro estrelas foram Starbucks, Toyota, SAP e Dell. Os cases têm lições importantes para estratégias e práticas em mídia social que servem para empresas de todos os tamanhos.

Quer saber quais são os perfis descobertos pela pesquisa?

Perita – empresas que usam as mídias sociais intensamente dentro da estratégia de ir ao mercado e são muito ativas em diversos canais. Em geral, têm equipes dedicadas à área e seu foco está na colaboração e no diálogo com os acionistas através das mídias sociais;

Borboleta – esta empresa sabe que precisa estar em vários canais, mas só consegue resultados satisfatórios em parte deles;

Seletiva – focam em alguns canais, onde têm um trabalho muito bem-feito, com ótimos resultados. Em geral foram “evangelizadas” por um de seus funcionários;

Solitária – estão em poucos canais e não conseguem resultados. Esta empresa sabe que precisa se aperfeiçoar e revê constantemente seus planos e investimentos em mídia social.

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