terça-feira, 8 de junho de 2010

Empresas nas mídias sociais: o planejamento é tudo! #123

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Pessoal, boa noite!

Faz tempo que não posto aqui no Blog, e não me orgulho nada, nada mesmo, disso, mas infelizmente são consequência de um feriado prolongado...rsrs...

Voltando ao que interessa, segue abaixo (e a seguir) texto muito interessante que li no Blog do Mayko Franceschi, sobre a importância do Planejamento em ações de Midia Social. Leia e reflita:

"As mídias sociais estão na moda. Muitas empresas estão criando seus perfis no Twitter, Orkut, Facebook e companhia. As que não estão, devem estar fazendo o que?

É fato o retorno que uma empresa tem ao investir nas mídias sociais.  Todavia, para que realmente todo o esforço e o dinheiro investindo tenha valido a pena, é necessário antes de tudo um bom planejamento.

Como qualquer ação de marketing (aliás, não só de marketing, mas tudo deve ser detalhadamente planejado), devemos estabelecer passos e levantar o máximo de informações; além de se prevenir contra possíveis problemas que podem ocorrer (críticas, por exemplo).

O investimento em mídias sociais não gera milagres. Não é porque você vai estar lá que vai se tornar a líder de mercado (mas pode ser que funcione). O mais importante é que é um canal relativamente barato, que permite conhecer de forma mais detalhada seu cliente. E vender, é claro.

Bem, mas como planejar as ações de sua empresa nas mídias sociais? Vamos aos pontos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua ação.

Briefing
Já falei em outro artigo a importância do briefing num planejamento de marketing. É a peça chave para mapear as ações que serão realizadas durante todas as etapas.

Penso que para uma campanha nas mídias sociais, as seguintes informações são cruciais:
- Particularidades do segmento;
- Público-alvo;
- Objetivos da estratégia;
- Análise da concorrência;
- Itens a serem mensurados (chaves para mensuração do sucesso);
- Pontos fortes;
- Pontos fracos.

Escolha dos canais
Será que criar perfis em todas as redes sociais adianta? Bem, eu acho que não.

Não é todo negócio que funciona nessa ou naquela rede. Deve-se realizar uma análise baseado principalmente no público-alvo e nos objetivos pretendidos para chegar a decisão se vale à pena.

Vamos dar um exemplo: sua empresa trabalha exclusivamente com material esportivo. Será que ter perfis em mídias como o Facebook, o Formspring e outras vale a pena? Não seria bem mais interessante ter apenas um perfil na Kigol (http://kigol.com.br/)?

Analise bem quais canais podem ser mais interessantes para seu negócio. Assim você não perde tempo e dinheiro.

Responsáveis
Quem vai ser responsável pelo gerenciamento? Deve-se definir a(s) pessoa(s) que será(ão) responsável(is) pela função. Dependendo do tamanho de sua empresa, é melhor contratar uma agência para realizar o serviço, pois o custo é menor e o resultado é bem melhor (pois a empresa é especializada no serviço).

Cenário
Qual é o cenário de seu segmento nas mídias sociais? Pesquise bastante, assim você poderá avaliar melhor as formas de atuação que serão mais interessantes para seu negócio.

Conteúdo
Uma das formas mais interessantes de interagir com seu público-alvo é através da produção de conteúdo.

Como fazer isso? Se você tem um blog, já é meio caminho andado. Se não, você pode informar as pessoas sobre novidades de seu segmento, informações sobre seus serviços ou produtos e outras informações relacionadas ao seu negócio.

Portanto, deve produzido um planejamento para geração de conteúdo que deve ser respeitado severamente, principalmente na freqüência.

Relacionamento
Planeje como será o relacionamento com seus clientes. Você pode criar promoções, conteúdo e novidades exclusivos. O importante é que eles se sintam especiais, e ganhem algo em troca da fidelidade.

Pense que as mídias sociais têm a melhor relação custo/benefício no que se diz respeito a pesquisas e opinião. Só de acompanhar discussões você já consegue saber as preferências dessas pessoas.

Críticas
Talvez o ponto mais complicado e que mais dores de cabeça lhe darão. Como você reagirá as críticas abertas e calorosas direcionadas para sua empresa?

Muitos acham que estão preparados para tal, mas posso garantir que quando chegar a hora, você ficará perdido.

Portanto, meu conselho é rever este ponto pelo menos três vezes.

Monitoramento
O monitoramento é muito importante para saber se a estratégia está dando certo ou errado.

Se a intenção é direcionar o fluxo para seu site ou blog, é importante ter uma ferramenta de web analytics instalada, para mensurar corretamente o quanto cada estratégia ou mídia está dando de retorno para seu negócio.

Existem também ferramentas para se monitorar o “buzz” gerado pela sua marca ou produto nas redes sociais, como o TwitRadar (http://www.twitradar.com/) e o Scup (http://www.scup.com.br/).

Basicamente, o planejamento se resume a estes pontos. Parece fácil, mas é bem mais complexo do que você imagina. Toma tempo, dinheiro, dedicação e raciocínio. Mas se bem feito, a recompensa vele muito a pena. Basta ver os case de sucesso que não param de surgir no meio."

3 comentários:

Caio de Santi disse...

Muito bom Rodrigo! Mais uma vez, a empresa que souber entender o público e aproveitar as ferramentas levará vantagem!

Abcs.

Du de Santi disse...

Muito bom você ter voltado..
Ja havia lido esta matéria..
Concordo plenamente com a colocação do Caio...
Abraços

Laila Sena disse...

Poxa, Rodrigo!
Muito bom seu post!
Só acho que você poderia ter citado outras ferramentas para buzz. Esse Scup é caríssimo!

Abraços e parabéns!

:)