O que devemos medir no marketing para identificarmos se estamos no caminho certo?
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Fonte: Sou Empresario e Mundo Sebrae
O marketing sempre foi muito criticado, pois seus resultados muitas vezes eram subjetivos e difíceis de serem medidos. O mundo está cada vez mais lógico e racional e o marketing também teve que mudar para atender estas expectativas. Neste post quero passar os principais indicadores de marketing para uma micro e pequena empresa.
Uma métrica permite um resultado ser expresso em números e explicar fenômenos, diagnosticar o que está acontecendo e analisar tendências. Como uma métrica isolada pode levar ao engano é recomendável que seja analisado um conjunto de resultados. Destaco as principais:
1. Participação de mercado – receita de sua empresa comparada com a receita total do mercado.
2. Hábitos de compra – frequência e quantidade normalmente comprada.
3. Satisfação do cliente – o quanto as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.
4. Disposição para recomendar – quantos clientes recomendariam a sua empresa.
5. Vendas básicas – total de vendas sem promoções.
6. Vendas incrementais – vendas realizadas a mais, acrescidas pela ação promocional.
7. Desconto médio – o quanto sua equipe de vendas concedeu de descontos em comparação a tabela de preços “cheia”.
8. Nº de clientes – número de clientes que compram em um determinado período.
9. Recência – período de tempo entre uma compra e outra.
10. Experimentação – quantidade de clientes novos.
11. Ponto de equilíbrio – venda mínima para cobrir todos os custos.
12. Retorno sobre as vendas – lucro líquido como porcentagem da receita de vendas.
13. Retorno sobre o investimento – lucro líquidos sobre os investimentos necessários para gerar lucro.
O marketing sempre foi muito criticado, pois seus resultados muitas vezes eram subjetivos e difíceis de serem medidos. O mundo está cada vez mais lógico e racional e o marketing também teve que mudar para atender estas expectativas. Neste post quero passar os principais indicadores de marketing para uma micro e pequena empresa.
Uma métrica permite um resultado ser expresso em números e explicar fenômenos, diagnosticar o que está acontecendo e analisar tendências. Como uma métrica isolada pode levar ao engano é recomendável que seja analisado um conjunto de resultados. Destaco as principais:
1. Participação de mercado – receita de sua empresa comparada com a receita total do mercado.
2. Hábitos de compra – frequência e quantidade normalmente comprada.
3. Satisfação do cliente – o quanto as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.
4. Disposição para recomendar – quantos clientes recomendariam a sua empresa.
5. Vendas básicas – total de vendas sem promoções.
6. Vendas incrementais – vendas realizadas a mais, acrescidas pela ação promocional.
7. Desconto médio – o quanto sua equipe de vendas concedeu de descontos em comparação a tabela de preços “cheia”.
8. Nº de clientes – número de clientes que compram em um determinado período.
9. Recência – período de tempo entre uma compra e outra.
10. Experimentação – quantidade de clientes novos.
11. Ponto de equilíbrio – venda mínima para cobrir todos os custos.
12. Retorno sobre as vendas – lucro líquido como porcentagem da receita de vendas.
13. Retorno sobre o investimento – lucro líquidos sobre os investimentos necessários para gerar lucro.
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