terça-feira, 18 de maio de 2010

O que devemos medir no marketing para identificarmos se estamos no caminho certo?

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Fonte: Sou Empresario e Mundo Sebrae

O marketing sempre foi muito criticado, pois seus resultados muitas vezes eram subjetivos e difíceis de serem medidos. O mundo está cada vez mais lógico e racional e o marketing também teve que mudar para atender estas expectativas. Neste post quero passar os principais indicadores de marketing para uma micro e pequena empresa.

Uma métrica permite um resultado ser expresso em números e explicar fenômenos, diagnosticar o que está acontecendo e analisar tendências.  Como uma métrica isolada pode levar ao engano é recomendável que seja analisado um conjunto de resultados. Destaco as principais:

1. Participação de mercado – receita de sua empresa comparada com a receita total do mercado.

2. Hábitos de compra – frequência e quantidade normalmente comprada.

3. Satisfação do cliente – o quanto as expectativas dos clientes estão sendo atendidas.

4. Disposição para recomendar – quantos clientes recomendariam a sua empresa.

5. Vendas básicas – total de vendas sem promoções.

6. Vendas incrementais – vendas realizadas a mais, acrescidas pela ação promocional.

7. Desconto médio – o quanto sua equipe de vendas concedeu de descontos em comparação a tabela de preços “cheia”.

8. Nº de clientes – número de clientes que compram em um determinado período.

9. Recência – período de tempo entre uma compra e outra.

10. Experimentação – quantidade de clientes novos.

11. Ponto de equilíbrio – venda mínima para cobrir todos os custos.

12. Retorno sobre as vendas – lucro líquido como porcentagem da receita de vendas.

13. Retorno sobre o investimento – lucro  líquidos sobre os investimentos necessários para gerar lucro.

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