domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os cinco erros mais comuns em um plano de negócios

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O Papo de Empreeendedor, um dos blogs da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, discute empreendedorismo e reúne dicas interessantes para quem tem ou quer ter o próprio negócio. Esta semana, a colunista Ana Cristina Chaer Dib Netto falou sobre um assunto importante para as micro e pequenas empresas: os erros mais comuns no desenvolvimento de um plano de negócios.

Além da motivação e do capital mínimo para investir, quem vai abrir uma empresa precisa fazer um estudo de mercado e desenvolver um plano de negócios detalhado, um planejamento do que será feito em relação às finanças, recrutamento de pessoal, marketing, etc. O problema é que a maioria das pessoas não tem experiência no processo e acaba cometendo erros que podem comprometer o sucesso do empreendimento. Pensando nisso, o artigo mostra quais são os erros mais comuns na hora de fazer um plano de negócios. Confira a seguir.

Confira a seguir quais são os 5 erros mais comuns.


Inconsistência
Assegure-se de que as informações que constam no plano são consistentes. Informe-se sobre todos os aspecto do setor que pretende atuar, do mercado, dos competidores que irá enfrentar e avalie com cuidado as chances de viabilizar a empresa.

Não ouvir a opinião de especialistas
Fica mais fácil detectar possíveis erros se o planejamento for mostrado a um especialista da área ou potencial investidor. Isso pode evitar dores de cabeça futuras, depois que o negócio já saiu do papel.

Excesso de confiança
Ignorar a competição é outro erro comum no planejamento. É fundamental levar isso em conta e elaborar estratégias para sair ganhando. Mesmo que seu negócio aparente não ter concorrentes diretos, nunca subestime o poder da concorrência.

Ideias repetitivas
No preparo do plano de negócio, tente fazê-lo o mais atraente possível para  investidores ou parceios em potencial. É importante atrair o interesse do leitor na primeira página do plano. 

Uso de jargão
Evite usar termos específicos, ou  linguagem excessivamente profissional ou acadêmica. É importante ser simples e direto para ser compreendido pelo maior número de pessoas possível.

Fonte: Blog dos Empreendedores

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