terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Faça 2010 ser mais produtivo!

0

Aproveite o final do ano e inclua no planejamento da sua empresa algumas questões fundamentais para garantir que 2010 seja um ano mais produtivo e menos corrido.

Depois de um ano difícil e recessivo como 2009, o mercado está esperançoso com o próximo ano e muitas empresas, empreendedores e diretores prevêem que boa parte do investimento represado neste ano será utilizado no próximo. Ao que tudo indica, 2010 será próspero em termos de investimento, crescimento, emprego e oportunidades.

Contudo, com toda essa empolgação, nada é mais importante e fundamental do que os líderes canalizarem essa expectativa e a levarem em conta na hora de planejar os negócios futuros. Para isso, é necessário tornar a empresa mais eficiente, diminuir os gastos desnecessários, reduzir as urgências, melhorar as reuniões, maximizar os investimentos e criar uma equipe com mais equilíbrio, foco e execução, sempre com o intuito de aumentar a produtividade e a qualidade e vida dos colaboradores.

Já o resultado aparecerá quando os líderes pensarem proativamente neste assunto, ou então quando contarem com o apoio de especialistas – o que não é muito comum nas empresas. O problema está com a visão de que a correria e as urgências são normais, o que não dá chances para mudanças.
Aproveite o final do ano, época em que muitos planos começam a ser traçados, e inclua no planejamento da sua empresa algumas questões fundamentais para garantir que 2010 seja um ano mais produtivo e menos corrido:

1. Como fazer minha equipe ser mais produtiva e equilibrada?
Projetos, metas, processos e tudo mais que se possa definir na estratégia de uma organização não têm como evoluir sem pessoas. E pessoas precisam de tempo, pois sem ele não há resultados. Pense em novas ferramentas de produtividade, cursos sobre o assunto para a equipe, reveja processos, questione o time sobre como ser efetivo.

2. Como criar o senso de importância na empresa?
Muito se fala de senso de urgência, mas isso só valoriza o contexto errado do tempo. Valorize o importante na equipe. Valorize planejamento, sair cedo da empresa, cumprir prazos, chegar no horário nas reuniões.

3. Qual o objetivo mais importante da organização?
Ao invés de diversas metas, que tal definir um grande objetivo, criar indicadores precisos, comunicar-se adequadamente com o time e criar um sistema de acompanhamento que reflita no dia-a-dia de todos?

4. Muito tempo em reuniões?
Em meu último livro, o “Estou em Reunião”, comprovei o absurdo prejuízo financeiro que as reuniões causam às empresas. Por isso, pense em algumas formas de reduzir pelo menos 1/3 das reuniões e com isso dê mais tempo para que a equipe possa trabalhar e focar nas atividades realmente importantes.

5. Como recompensar o planejamento e resultados do time com equilíbrio?
Quanto mais tempo a equipe tiver para seu equilíbrio Pessoal X Profissional, mais produtividade e motivação. Invista em programas de qualidade de vida, dê benefícios que sejam relacionados a “mais tempo livre” e ações de integração familiar.

Existem diversas estratégias que podem ajudar sua empresa a entrar no próximo ano com mais foco, produtividade e equilíbrio, o que consequntemente irá gerar mais resultado. Porém, o mais importante é entender que isso depende principalmente da alta direção e de suas ações efetivas.

Por Christian Barbosa (Especialista em administração de tempo e produtividade, é fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. É Autor dos livros “A Tríade do Tempo", "Você, Dona do Seu Tempo”, “Estou em Reunião” e co-autor de “Mais Tempo, Mais Dinheiro”).


Fonte: HSM Online

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

0 comentários: