sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Empresas reconhecem sustentabilidade como fator essencial de suas atividades!

0

Estudo de acadêmico da USP indica que, de 110 empresas, 25% adotaram práticas sustentáveis.

A pesquisa sobre sustentabilidade coordenada por Jacques Marcovitch, professor da Universidade de São Paulo (USP), aponta resultados significativos sobre as empresas que se preocupam com sustentabilidade. O estudo foi divulgado no dia 27 de novembro, durante a entrega do Prêmio Eco 2009, que aconteceu na Amcham (Câmara Americana do Comércio), em São Paulo.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Desafios estratégicos da comunicação corporativa

0

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) promoverá, em sua sede em São Paulo, no dia 9 de fevereiro, o curso Desafios estratégicos da comunicação corporativa. O programa da aula está dividido em quatro partes: ‘Comunicação estratégica’, ‘Relacionamento com stakeholders’, ‘Desafios estratégicos’ e ‘Exercício prático’.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Faça 2010 ser mais produtivo!

0

Aproveite o final do ano e inclua no planejamento da sua empresa algumas questões fundamentais para garantir que 2010 seja um ano mais produtivo e menos corrido.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

R|M Comunicação e Marketing em novo estilo para 2010!

1

Para fechar o ano de 2009 com chave de ouro e em muito grande estilo, não há nada como investir em um “novo visual” e mudar radicalmente para o ano novo que está cada vez mais próximo.

Mudar não é fácil e isso é fato. Mas quando se trata de uma mudança positiva, não há fatos contra argumentos. E que o diga meu grande amigo e sócio, Caio de Santi, Designer responsável pela excelente mudança de layout do Blog R|M Comunicação e Marketing, o NOSSO Blog.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Planejamento 2010: Empresas vão investir até 50% em ações de marketing digital

1

O Marketing Digital terá maior notoriedade em 2010, principalmente em companhias que investem até R$ 1 milhão em Marketing por ano. Para estas, o meio digital será usado em 50% das ações. Já as empresas que gastam mais de R$ 10 milhões devem ter nas ações digitais 25% do investimento. Isto é o que informa a pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com a TNS Research International. A pesquisa foi realizada com 427 profissionais de marketing em setembro.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Inserção da sustentabilidade na gestão de negócios

0

Exemplo do O Boticário deixa claro que a inclusão da sustentabilidade no dia a dia e nos negócios é possível, viável e recomendável.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Pesquisa mostra otimismo para os negócios em 2010...

0

Os resultados foram os melhores dos últimos seis anos. Empresariado acredita em crescimento e geração de empregos.

Uma pesquisa de clima empresarial realizada com 306 empresários mostrou que a grande maioria prevê melhores oportunidades no ano que vem. A pesquisa foi realizada durante um almoço-debate entre o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

“85% dos entrevistados prevêem negócios melhores no próximo ano, o melhor resultado de todos os seis anos de pesquisa”, afirmou o professor Fernando Meirelles, da FGV, que apresentou os dados. Outros 13% disseram que os negócios devem ficar iguais a 2009 e apenas 2% acreditam que a situação vai piorar.

Tal otimismo também se refletiu nas expectativas para empregos: 67% dos entrevistados disseram que pretendem contratar no ano que vem; 30% prevêem manter o atual quadro de funcionários e apenas 3% disseram que planejam demitir.

E mais: para 25% dos entrevistados, o Brasil vai crescer mais de 5% no ano que vem. Na última pesquisa, realizada em setembro, apenas 13% apostaram nesta possibilidade. Outros 58% acreditam num crescimento econômico entre 3% e 5% (ante 74% na pesquisa anterior). Já 17% prevêem um crescimento de até 3%.

O Índice LIDE-FGV ficou em 6,4, praticamente estável em relação ao índice de outubro, que foi de 6,2. A carga tributária, mais uma vez, foi apontada como a grande vilã que impede o crescimento das empresas por 75% dos entrevistados. O nível de procura foi o segundo item mais citado (13%), seguido pelas taxas de juros (8%) e cenário político (4%). 

Fonte: HSM Online 

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui 

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Twitter abre 28 vagas de emprego!

0

O Twitter abriu 28 posições em TI e gerenciamento para seu escritório principal, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A empresa afirmou que quer expandir seus negócios, mas sem perder o clima de pequena empresa. “Todos que entrarem aqui terão um grande impacto nos negócios”, afirma o site de empregos do microblog.

Entre as áreas, a que mais possui vagas disponíveis é a de engenharia, que requer especialistas em internacionalização, monetização, antispam, sistemas internos, APIs, pesquisa, Ruby on Rails, busca e segurança, entre outros.

Também há vagas disponíveis para administração, como gerência e desenvolvimento de negócios, além de cargos de suporte ao consumidor.

Os interessados devem selecionar a posição desejada na página de empregos do Twitter e clicar no botão “Apply for this job”. O próximo passo é preencher todas as informações solicitadas, além de anexar currículo e carta de apresentação em inglês. Usuários com perfil no LinkedIn poderão colocar o link na página também. 

Fonte: INFO Online


Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com 

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Empresas apostam em Marketing de Incentivo para 2010!

1

Com foco nas metas e na valorização do funcionário, empresas recorrem a campanhas de marketing de incentivo, em que concedem prêmio aos colaboradores que atingem metas.

"As empresas sempre miram os resultados", afirma Rose D'Agostino, diretora de criação da Accentiv (Marketing de Relacionamento). Mas, para que uma campanha envolva toda a equipe, é preciso criar um bom ambiente de trabalho, valorizar o profissional e estimular o relacionamento, observa.

Só oferecer recompensa não adianta, aponta D'Agostino. "Para motivar trabalhadores de diferentes setores, a comunicação deve ser dirigida, todos precisam se sentir olhados."

Diego Martins, presidente da Acesso Digital, diz que quer crescer 350% em 2009. Para atingir esse objetivo, lançou a Maratona Disney: se os 32 empregados da firma alcançarem as metas individuais e coletivas, todos vão viajar para o parque temático norte-americano no Carnaval de 2010.

"Os colaboradores, tanto da área operacional como da de vendas, ficaram muito motivados, pois para parte deles a viagem é um sonho impossível de ser realizado de outro jeito. "Se a meta não for alcançada e o passeio não acontecer, Martins confessa que terá de achar um meio de "administrar emocionalmente" a equipe.

Segundo o consultor Nelson Fender, para lidar com a frustração de uma equipe que não vença o desafio, é primordial que a comunicação seja contínua e transparente. "Não pode esperar o final [da campanha] para dizer que não deu."

Para ele, depende da direção da campanha e dos líderes da empresa evitar um clima de competição ruim entre os participantes. "O trabalho em grupo deve ser priorizado."

Sustentação
Para que os participantes não percam o interesse durante a campanha, ela deve ser sustentada com mensagens periódicas. "Uma tendência é utilizar a tecnologia e os meios de comunicação para manter o público-alvo informado e fazer com que ele interaja", sugere Ana Elisa Vidoti Seta, diretora-geral de atendimento da Motivare.

A campanha Craques Seara 2010, organizada pela Motivare, disponibiliza uma lista de produtos que podem ser "comprados" em uma grande loja com os pontos acumulados. Marcos Silveira, 31, gerente regional de vendas da Seara, já adquiriu um "home theater" com sua pontuação. A vantagem do catálogo, diz, é poder escolher o item.

Lourival Correia Junior, CEO da Ciagroup, que elabora campanhas, conta que elas costumam ser anuais. Mas, em situações de crise, as ações tornam-se mais pontuais e curtas. Os programas também podem ser direcionados para a redução de acidentes em uma fábrica, por exemplo, ou para diminuir o gasto com papel, acrescenta Correia Junior.

Fonte: O Portal da Administração e Folha de S.Paulo / retirada da Folha Online

domingo, 6 de dezembro de 2009

Não basta ter site, tem que fazer negócios!

0

Em recente pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo, 66% das empresas, principalmente micro, pequenas e médias, tem site, embora apenas 36% declarem que realizam negócios pela web.

Um site é a porta de entrada para quem busca a divulgação de sua marca e seus produtos. Portanto, não deixa de utilizá-lo dessa forma e ajude seu público a encontrar aquilo que procura! 

Leia o conteúdo completo no Blog da Sandra Turchi 


Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Fundação dá curso grátis para pequenos empresários...

0

O Proced (Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento), da Fundação Instituto de Administração (FIA), promove neste sábado, dia 5, o II ENED – Encontro da Universidade com Empresas em Desenvolvimento, a partir das 8h30, no auditório 5 da FEA (Faculdade de Economia e Administração da USP), em São Paulo. O evento é gratuito e o objetivo é auxiliar o pequeno e o micro empresário a se capacitar e desenvolver o seu negócio por meio da simplificação de seus processos de gestão. O programa foi criado com a missão de estudar a dinâmica das médias e pequenas empresas para facilitar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

Simplificando
Com o tema “Simplificar para Desenvolver”, o seminário busca fazer a ponte entre pesquisadores e pequenos empresários para que a troca de experiências facilite o desenvolvimento desse segmento empresarial. A segunda edição do encontro terá a participação de professores e especialistas das duas instituições de ensino, além de federações e sindicatos de pequenas e médias empresas.

O debate será uma tentativa de encontrar caminhos para o crescimento das pequenas empresas nos mercados onde atuam através da discussão de ferramentas de planejamento estratégico, operacional e financeiro que podem auxiliar os empreendedores a gerenciar melhor suas empresas.  Outro tema que terá destaque é a questão tributária e a relação das empresas com o poder público.

Para obter mais informações e fazer a inscrição no evento é só preencher o formulário disponível aqui.

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

Fonte via Twitter (@pontomarketing): O Blog da Caixa

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que faz um Planner?

0

O conceito clássico de planejamento é “o processo de guiar ou facilitar o processo de comunicação pela aplicação de conhecimento sobre o consumidor e o mercado”.

Na prática, porém, o papel de um profissional de planejamento vai muito além disso. Ele incorpora muitas funções, que podem variar do tipo de empresa, do perfil da agência, ou de outros fatores, o que o torna um profissional verdadeiramente multidisciplinar. Entre os papéis mais conhecidos, podemos citar:

Pesquisador de mercado – Origem de muitos planejadores, é a também a espinha dorsal do trabalho. É preciso saber desenhar, conduzir, analisar e relatar pesquisas de forma objetiva.

Analista de dados – O planejador assegura que todo dado relevante tenha sido analisado apropriadamente antes das decisões de marca. Isto abrange não apenas pré-testes, mas dados de vendas, tendências, demografia, etc. Significa enxergar a história por trás dos números, com senso comum, intuição e clareza de pensamento.

Moderador de Grupos de Discussão Qualitativo – É onde o planejador se aproxima mais do target, vendo o mundo sob a sua ótica. Nesse papel, ele é ao mesmo tempo psicólogo e intérprete.

Central de Informações – Conhecimento é pedra fundamental do planejamento. E saber onde procurar para descobrir coisas é chave. É uma das pontas mais visíveis do trabalho de planejamento, tangibilizando um trabalho tão subjetivo, e que agrega muito valor ao clientes.

Voz do Consumidor – Uma definição clássica, mas ainda atual. Implica em garantir que a compreensão sobre o comportamento do consumidor seja trazida a todos os estágios do desenvolvimento da comunicação, pois nem sempre as pessoas que trabalham nos processos são do target envolvido.

Pensador/Desenvolvedor de Estratégias – Quem enxerga o todo é quem tem condições de formatar as linhas estratégicas. Assim, o planejamento pode criar estratégias para amarrar com as intenções gerais do cliente e orientar todo o esforço de marca, deixando todos conscientes das questões-chave e determinando o papel da comunicação para aquela situação em análise.

Planejador de Mídia e de Comunicação – A integração das mídias tem sido a estratégia de crescimento de muitas agências, e é cada vez mais importante o planejador entender o papel estratégico e a eficácia das diferentes mídias, por target e categoria, para utilizá-las no atingimento dos objetivos de marca.

Consultor no Desenvolvimento de Novos Produtos – Estar presente ao nascimento de um novo produto ou serviço, participando do posicionamento, da criação de nome, da testagem e do lançamento, é uma das experiências mais interessantes e agregadoras para um planejador.

Mas há muito mais. Os planejadores também precisam ser adivinhos, ver o que ainda ninguém viu. Precisam ser polemistas, pois do pensamento original nascem grandes idéias. Precisam escrever briefings criativos, facilitar brainstorms, coordenar endomarketing nos clientes, organizar processos, desenvolver projetos...

E durante a execução de todos os papéis acima, ele sempre estará garimpando insights. Insights que vêm do consumidor, do mercado, da cultura do cliente, da concorrência, dos valores da marca, em fim, de qualquer lugar. E que podem mudar o negócio do cliente!!!

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para:
rmcomunicacaoemkt@gmail.com 

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novas oportunidades de trabalho

0

1- Agência: CRIAX - Comunicação e Design
 
Assistente de Redes Sociais (Estágiario)
Descrição da vaga: Produção e publicação de textos em Blog e atualização de redes sociais para projeto de inclusão social e digital.
Formação: Cursando Comunicação Social - habilitação em jornalismo.
Adicionais: Boas noções de gramática, ser pró-ativo, comunicativo, ter habilidade para se reportar aos clientes e desejável conhecimento em redes sociais.
Início imediato.
Para 6h: R$ 750,00 + VT

Assistente de Comunicação
Descrição da vaga: O profissional irá estabelecer parcerias, troca de banners e divulgação de novo projeto de inclusão social/ digital.
Formação: Cursando Comunicação Social (qualquer área).

Adicionais: Boas noções de gramática, ser pró-ativo, comunicativo, ter habilidade para se reportar aos clientes e desejável conhecimento em redes sociais
Início imediato.
Para 8h: R$ 800,00 + VT + VR

Interessado? Enviar CV para: adri.souza@criax.com.br.


2 - Agência: KETCHUM  

Vaga para assistente de Assessoria de Imprensa
 
Interessado? Enviar CV para: natalia.andrade@ketchum.com.br

Dúvidas, sugestões e dicas, encaminhe para: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Siga-me também pelo Twitter: @rodrigostoqui