quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os 5 requisitos de uma estratégia bem-sucedida

1

Pergunta: Quantos profissionais sabem realmente a estratégia de sua empresa?

Resposta fácil ou difícil?

Contratar um profissional para a empresa, independente do cargo ou área de atuação, é uma decisão muito importante e exige que certos cuidados sejam tomados. O primeiro passo a ser seguido é apresentar, de forma clara, qual o objetivo de sua empresa e as estratégias (metas) traçadas para atingir esse resultado. Com base nessa apresentação transparente, você terá um "parceiro" em potencial na realização das tarefas e o crescimento de sua empresa estará em boas mãos.

Pense nisso e confira abaixo os 5 requisitos de uma estratégia bem-sucedida:

1. Os princípios subjacentes à estratégia devem perdurar, não obstante a evolução da tecnologia ou o ritmo das mudanças. Se não há barreiras de entrada, se os clientes têm todo o poder e se a concorrência é baseada em preço, a rede não faz diferença. Você não terá muitos lucros.

2. Uma estratégia saudável começa com um objetivo correto. O único objetivo que pode servir de base para uma estratégia saudável é a lucratividade superior. Se o seu objetivo é qualquer outro que não a lucratividade –se é ser grande, ou crescer rapidamente, ou tornar-se líder em tecnologia– você terá problemas.

3. A estratégia tem de ter continuidade. Ela não pode ser constantemente renovada. A estratégia diz respeito ao valor básico que você tenta entregar aos clientes e diz respeito aos clientes que você está tentando atender. Esse posicionamento, nesse nível, é o ponto no qual a continuidade deve ser mais forte.

4. As empresas têm de ser muito esquizofrênicas. Por um lado, elas têm de manter a continuidade da estratégia. Por outro lado, têm de ser boas em se aperfeiçoar constantemente.

5. A gestão estratégica e o aperfeiçoamento constante têm de reforçar um ao outro. A continuidade da direção estratégica e o contínuo aperfeiçoamento na maneira com que você faz as coisas têm de ser totalmente consistentes um com o outro. A habilidade para mudar constantemente e eficazmente é facilitada pela continuidade em alto nível.

A tecnologia muda, mas a estratégia não!


Fonte: TIPS FROM THE TOP – HSM Global

Para mais informações sobre o assunto, consultoria e/ou dúvidas, entre em contato: rmcomunicacaoemkt@gmail.com

Grande abraço,
Rodrigo Stoqui

1 comentários:

Caio de Santi disse...

Boa Rodrigão, o artigo mostra que nada nem ninguém "anda" sozinho!

abcs,